terça-feira, 20 de outubro de 2009

Madrid de Madroño!!!!

Uauuuu nunca imaginei que uma visita de uma hora e meia por volta da Plaza Mayor em Madrid me deixaria tao fascinada.
Bom, segunda fui a Madrid por uma visita que planejou a Fundaçao Carolina, a que me concedeu a bolsa para vir pra cá. Chegamos tarde, e isso porque sabemos que a pontualidade e um dos requisitos exigidos por qualquer espanhol. Mas a culpa nao foi minha. Eu me apronto super rápido, tanto que estou com a fama de dormir pronta já, hehehehe.... Mas as meninas, a Rosa, peruana, e a Cami, colombiana, atrasaram um pouquinho....
Chegamos em cima da hora e ja nos incorporamos ao grupo. Bom, fomos dando voltas e soubemos da historia dos incendios da Plaza Mayor, dos execuçoes que foram realizadas em praça publica e principalmente, de tudo que afetou diretamente a historia deste simbolo turistico de Madrid.
mas a coisa mais impressionante para mim foi a origem do nome de Madrid. Bom, muita gente pode imaginar que se refere a algo de Mae, e também pode ser essa a etimologia da palavra, mas o que me encantou foi o dito que se relaciona com Madrid, que é o seguinte¨
"Fui edificada sobre el agua, mis murallas de fuego son" E porque da agua e do fogo??? Porque abaixo de Madrid havia um tipo de lençol freático e a muralha q foi construida para proteger Madrid da invasao dos mouros foi feita de pedra que os homens das cavernas usaram para fazer o fogo. Incrivel, né???
Outra coisa impressionante se refere ao patrono da cidade. Que é o Santo Isidro. Ele era um campones que sempre rezou muito e realizou milagres em vida. Foi enterrado em um cemitério ao lado de sua casa e depois de 40 foram retirar seu corpo e viram que este estava intacto.Depois que o transportaram para Madrid, perceberam que ainda permanecia assim e o Rey Felipe algo, ordenou que uma igreja que era jesuita (os jesuitas foram expulsos da Espanha) perdesse qualquer mençao a estes e por isso denominou a capela de San Isidro.o Dia de San Isidro é 15 de maio e é o unico dia em que se pode visitar a capela.
Outro ponto curioso... o simbolo atual da bandeira de Madrid. O simbolo é um urso, ou melhor, uma Ursa que se agarra a uma arvore. Essa arvore dá un fruto que se chama madroño e além de ser comestivel, é também usado para fazer licores. Depois que a Monarquia se estabeleceu outra vez, adicionaram ao simbolo da ursa com o madroño um escudo e uma coroa.
Mais uma curiosidade. Ao lado da Plaza Mayor está o restaurante mais antigo do mundo. Ele foi aberto em 1725 e desde entao nunca foi fechado. Isto é, esteve todos os anos abertos e sigue sendo assim....
Bom, chega de aula de história né?????
Até a próxima... na quinta!!!! Que é quando eu vou visitar o palácio Real....
Será q vou encontrar o principe Felipe e a princesa Letizia?????
Já veremos... já veremos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário